Serviços
ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM CONCRETO
ENSAIO DE ULTRASOM - DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO DA ONDA ULTRA-SÔNICA (NBR 8802)
Permite verificar a homogeneidade do concreto; a detecção de eventuais falhas internas na concretagem; a profundidade de fissuras e outras imperfeições; o monitoramento de variações no concreto, ao longo do tempo, decorrentes de agressividade do meio (ataque químico) principalmente pela ação de sulfatos.
AVALIAÇÃO DA DUREZA SUPERFICIAL DO CONCRETO PELO ESCLERÔMETRO DE REFLEXÃO (NBR 7584)
Este ensaio fornece uma boa avaliação da uniformidade superficial do concreto em uma estrutura, além de estimar a resistência superficial do concreto com base nas curvas de correlação.
ENSAIO DE RESISTIVIDADE ELÉTRICA – POTENCIAL CORROSIVO (NBR 9204)
Importante parâmetro para a avaliação da corrosão das armaduras de estruturas de concreto armado, uma vez que concretos de alta resistividade apresentam menor predisposição para o desenvolvimento de tal corrosão. Assim, esta propriedade pode ser relacionada com a velocidade desta patologia.
ENSAIO DE CARBONATAÇÃO
Permite determinar a profundidade de carbonatação do concreto, utilizando o indicador da fenolftaleína, pode inferir quantos anos se precisaria para a carbonatação atingir as armaduras e despassivá-las, resultando no processo de corrosão.
ENSAIO DE PACOMETRIA
Utilizado na detecção de armaduras, permitindo estimar sua dimensão, espaçamento, cobrimento do concreto em relação ao aço e orientação, além de auxiliar demais ensaios, tais como esclerometria, resistividade e dentre outros. Este ensaio é uma excelente opção quando os projetos estruturais não estão disponíveis para fins de reformas, ampliações, recuperações e dentre outros.
PISTOLA DE WINDSOR
Permite medir a resistência à penetração de concretos e/ou medida da dureza superficial), tanto em laboratório quanto em campo, podendo ser a mesma relacionada com sua resistência à compressão, através de um dispositivo ativado à base de pólvora para disparar um pino constituído de uma liga de elevada dureza contra o concreto.
ENSAIO DE TERMOGRAFIA
Técnica que utiliza os raios infravermelhos, para detectar possíveis vazamentos de água em alvenaria, a presença de umidade excessiva em rebocos, pinturas e revestimentos cerâmicos. Também localizar pontos elétricos (cabos, fios, disjuntores) onde os mesmos encontram-se subdimensionados ocasionando possíveis curto circuito.
BOROSCOPIA
Procedimento muito importante tanto na manutenção corretiva quanto na preventiva, é uma técnica baseada na utilização de um instrumento óptico, que fornece imagens de vídeo e foto em alta definição, através de uma sonda, facilitando o diagnostico de patologias em estruturas, tubulações, peças, equipamentos, e dentre outros.