Serviços
ENSAIOS DE SOLOS
ADENSAMENTO (NBR 12007)
O ensaio tem a finalidade de determinar, para um solo confinado lateralmente, as deformações verticais ao longo do tempo resultantes da aplicação de um dado carregamento, de modo a prever a magnitude dos recalques, tempo de ocorrência dos mesmos, e evitar o recalque diferencial.
ENSAIO TRIAXIAL DE TENSÕES (NBR 12770)
Determina a resistência à compressão, não confinada (ou simples) de corpos de prova constituídos por solos coesivos, mediante aplicação de carga axial, com controle de deformação.
CBR E EXPANSÃO (NBR 9895)
O ensaio de CBR permite conhecer a expansão de um solo sob um pavimento quando este estiver saturado, além de fornecer indicações da perda de resistência do solo com a saturação. Apesar de ter um caráter empírico, o ensaio é mundialmente difundido e serve como base para o dimensionamento de pavimentos flexíveis.
COLETA DE AMOSTRA INDEFORMADA (NBR 9604)
Realiza-se a extração de amostras de solos com o mínimo de perturbação possível, de modo a preservar suas estruturas naturais, tais como condições de umidade, compacidade e consistência naturais. Sendo estas amostras utilizadas posteriormente para determinar parâmetros de dimensionamento de fundações, obtidos através da realização de ensaios mecânicos laboratoriais.
CONTROLE DE COMPACTAÇÃO – FRASCO DE AREIA (NBR 7185)
Este ensaio é realizado em campo, onde o material coletado na obra é comparado com o material ensaiado em laboratório anteriormente, a fim de determinar se este solo atingiu o grau de compactação, quanto as suas umidade e densidades ótimas. Utilizado para solos não coesivos.
CONTROLE DE COMPACTAÇÃO (HILLF) (NBR 12102)
Permite determinar o grau de compactação, no ponto de controle, e o valor do desvio de umidade, sem necessidade do conhecimento prévio do teor de umidade do solo compactado naquele ponto. Assim, é possível, com reduzida margem de erro e em intervalo de tempo inferior a 1h, a tomada de decisão quanto à liberação de uma determinada camada compactada na praça de trabalho. Utilizado para solos coesivos.
DOSAGEM DE SOLO BRITA (NBR 12053)
Método para determinação dos teores de solo e brita para comporem misturas de solo-brita empregadas como sub-base ou base de pavimentos, a partir dos valores máximos de massa especifica aparente seca e teor de umidade ótima.
ENSAIO DE COMPACTAÇÃO PROCTOR NORMAL, INTERMEDIÁRIO E MODIFICADO (NBR 6457/NBR 7182)
Permite obter a correlação entre o teor de umidade e o peso específico seco de um solo ao ser compactado com determinada energia, através de um soquete padronizado na amostra. A compactação confere ao solo um aumento de seu peso específico e resistência ao cisalhamento, e uma diminuição do índice de vazios, permeabilidade e compressibilidade.
ENSAIO DE COMPRESSÃO SIMPLES (NBR 12770)
Permite determinar a resistência ao cisalhamento de amostras indeformadas de solos coesivos, na umidade natural.
ENSAIO DE PERMEABILIDADE CARGA CONSTANTE E VARIÁVEL (NBR 13292 / NBR 14545)
Permite determinar o coeficiente de permeabilidade à carga constante (solos granulares) ou variável, com a água percolando através do solo, em regime de escoamento laminar.
GRANULOMETRIA POR PENEIRAMENTO (NBR 7181)
Permite determinar a distribuição granulométrica do solo, ou seja, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio. A análise por peneiramento é possível, em solos grossos (areia e pedregulhos), possuindo pouca ou nenhuma quantidade de finos.
GRANULOMETRIA POR SEDIMENTAÇÃO (NBR 7181)
Permite determinar a distribuição granulométrica do solo, ou seja, a percentagem em peso que cada faixa especificada de tamanho de grãos representa na massa seca total utilizada para o ensaio. Em solos possuindo quantidades de finos significantes, utiliza-se o método de sedimentação.
LIMITE DE CONTRAÇÃO (NBR 7183)
Consiste basicamente em se determinar o estagio em que uma amostra de solo saturado deixa de reduzir de volume quando submetida ao processo de secagem.
LIMITE DE PLASTICIDADE (NBR 7180)
Determina a umidade mínima na qual o solo passa do estado plástico, para o estado semi-sólido, onde começa a apresentar fissuras, e mostrar-se quebradiço, perdendo assim a sua capacidade de ser moldado.
LIMITE DE LIQUIDEZ (NBR 6459)
Determina a quantidade máxima de água que o material pode absorver antes de ter um comportamento de um liquido.
SONDAGEM À TRADO
Método de investigação, feito manualmente, com o propósito de coletar amostras deformadas, de modo a determinar o perfil estratigráfico do solo em pequenas profundidades, sem a obtenção dos índices de resistências, e observação do lençol freático.
SONDAGEM À PERCUSSÃO - SPT (NBR 6484)
Permite obter várias informações do terreno como a identificação e classificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo, o nível do lençol freático e a capacidade de carga do solo em várias profundidades.
ENSAIO DE EQUIVALENTE DE AREIA (NBR 12052)
Permite avaliar a quantidade e a qualidade de elementos finos plásticos contidos numa amostra de solo, através da relação volumétrica entre a altura do nível superior da areia e a altura do nível superior da suspensão argilosa de uma determinada amostra de solo ou de agregado miúdo.
ABRASÃO LOS ANGELES (NBR 6465)
Permite determinar a resistência ao desgaste superficial dos grãos de agregado quando é submetido ao atrito. Mede portanto a capacidade do agregado não se alterar (quebrar) quando manuseado.
DOSAGEM DE SOLO CIMENTO (NBR 12253)
Permite determinar a quantidade de Cimento Portland capaz de estabilizar solos, para emprego como camada de pavimento de solo-cimento, pela medida da resistência à compressão simples de corpos de prova cilíndricos.