Serviços

ENSAIOS EM CONCRETOS

Amostragem de concreto fresco em betoneiras estacionárias (NBR 5780)

Estabelece um procedimento para a coleta e preparação de amostras de concreto fresco para ensaios de diferentes propriedades.

  

  

  



Consistência do concreto pelo abatimento do tronco de cone (NBR 7223)

Este ensaio é realizado no ato de entrega do concreto no canteiro de obras, e tem como objetivo verificar a uniformidade do abatimento entre uma remessa e outra do concreto. Aplica-se aos concretos cuja consistência seja plástica, com abatimento igual ou superior a 10 mm. O fato de requerer equipamentos simples e de fácil transporte torna-o prático para aplicação de canteiros de obras.

  

  

  



Moldagem e cura dos corpos de prova cilíndricos prismáticos (NBR 5738)

Este procedimento se aplica à moldagem e cura de corpos-de-prova cilíndricos, utilizados nos ensaios de compressão e de tração por compressão diametral, e corpos-de-prova prismáticos, utilizados no ensaio de tração por flexão. Não se aplica aos concretos com abatimento igual a zero ou misturas relativamente secas, como as usadas na fabricação de tubos ou blocos.

  

  

  



Ensaio de compressão diametral de corpos de prova cilíndricos (NBR 7222)

Este ensaio mede a resistência à tração simples do concreto, baseando-se no princípio de que um cilindro, carregado diametralmente, recebe tensões de tração, além das de compressão; sendo a resistência à tração do concreto numericamente bem menor que a de compressão, ele rompe por tração.

  

  



Ensaio de flexão em corpos de prova prismático (NBR 12142)

Neste ensaio, flexiona-se um prisma de concreto que, por possuir resistência à tração bem inferior à compressão, rompe-se por tração. Trata-se de um ensaio imprescindível para dosagem e controle de concreto de pavimento, cujo regime de solicitação em serviço gera fadiga à tração por flexão.

  

  

  



Ensaio de compressão axial (NBR 5739)

Na maior parte das estruturas, o concreto está submetido a esforços que resultam em tensões de compressão. Este fator, somado à simplicidade e precisão do ensaio, faz com que a resistência axial seja a propriedade mais avaliada para a verificação da qualidade de um concreto.

  

  

  



Dosagem de concreto

Consiste em determinar as quantidades devidamente estudadas dos materiais envolvidos, sendo: cimento, água, agregados e eventualmente aditivos, em proporções convenientemente adequadas, para dar as propriedades exigidas, de maneira que os componentes desta mistura atendam satisfatoriamente todos os fatores.

  

  

  



Ensaio módulo estático de elasticidade (NBR 8522/2008)

O módulo de elasticidade estático é a relação entre a tensão aplicada e a deformação elástica corrida, aquela que deixa de existir se a tensão no concreto for eliminada. O seu valor é utilizado para caracterizar a deformabilidade do concreto no cálculo de pavimentos e estruturas, na determinação da idade de retirada de escoramentos e pode até ser indicado na especificação do material.

  

  

  



Execução de ensaio de argamassa e concreto projetado (NBR 13070/NBR 14026)

Neste ensaio realiza-se o controle de qualidade do concreto projetado, através da extração de corpos de prova de placas moldadas em obras, para posterior estudo em laboratórios das resistências, absorção de água, volume de vazios, e dentre outros testes, solicitados pelo contratante.

  

  

  



Extração, preparo, ensaio e analise de testemunhos de estruturas de concreto (NBR 7680)

Este ensaio normalmente é requisitado quando ocorre resistência abaixo fck de projeto estabelecido pelo calculista das estruturas nas obras ou em fabrica de pré-moldadas em geral. Sendo realizado com critério é confiável, porém, destrói parte da estrutura devido aos furos necessários para extração dos corpos-de-prova.

  

  

  



Determinação do teor de ar em concreto fresco – Método pressométrico (NM 47)

Permite determinar o teor de ar em concreto fresco a partir da mudança do volume do concreto devido a uma mudança de pressão, percentuais acima de 5% podem trazer prejuízos ao desempenho mecânico do material.

  

  

  

Conheça nossas outras áreas de atuação

CONSULTORIA AMBIENTAL

  

CORTES E FUROS

  

ENSAIO EM CIMENTO

  

ENSAIOS EM AGREGADOS

  

ENSAIOS EM ASFALTO

  

LAUDOS E PERICIAS

  

ENSAIOS EM OUTROS MATERIAIS

  

ENSAIOS EM SOLOS

  

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM CONCRETO