Serviços

ENSAIOS DE ASFALTO

ENSAIO DE MARSHALL PARA MISTURAS BETUMINOSAS (DNER-ME-43-64 / ASTM-D 1559-58 T / NBR 8352)

Permite determinar a qualidade ótima de ligante a ser utilizada em misturas asfálticas usinadas a quente, destinadas a pavimentação de vias, através da estabilidade e fluência do material ensaiado no equipamento de Marshall.

  

  

  



ENSAIO DE EXTRAÇÃO DE BETUME (ABNT-MB-166 / DNER-DPT-M-53-63)

É utilizado para determinar o volume de CAP (Concreto Asfáltico de Petróleo), perante a quantidade de amostra total. Este material é o ligante do asfalto, através dele que a capa asfáltica adquire a sua forma e características de flexibilidade, impermeabilidade e travamento.

  

  

  



ENSAIO DE ADESIVIDADE DE AGREGADOS A LIGANTES BETUMINOSOS (DNER-ME-79-63)

Adesividade de agregado a material betuminoso é a propriedade que tem o agregado de ser aderido por material betuminoso. É avaliada pelo não deslocamento da película betuminosa que recobre o agregado, quando a mistura agregado-ligante é submetida à ação de água destilada fervente e a soluções molares de cabornato de sódio ferventes.

  

  



ENSAIO DE PENETRAÇÃO EM MATERIAIS BETUMINOSOS (NBR 6576)

A penetração é definida como a profundidade, em décimos de milímetro, que uma agulha de massa padronizada (100g) penetra numa amostra de volume padronizado de cimento asfáltico, por 5 segundos, à temperatura de 25°C. Assim determina-se a dureza do material.

  

  

  



ENSAIO DE PONTO DE FULGOR DE COMBUSTÃO (ABNT-MB 50 / ASMT-D-92)

O ponto de fulgor é um ensaio ligado à segurança de manuseio do asfalto durante o transporte, a estocagem e a produção de mistura asfáltica. Determina a menor temperatura sob a qual os vapores emanados durante o aquecimento do asfalto se inflamam por contato com uma chama padronizada, ou seja, máxima temperatura de manejo sem perigo de fogo.

  

  

  



ENSAIO DE PONTO DE AMOLECIMENTO DE MATERIAIS BETUMINOSOS (NBR 6560)

O ponto de amolecimento é uma medida empírica que correlaciona à temperatura na qual o asfalto amolece quando aquecido sob certas condições particulares e atinge uma determinada condição de escoamento. Um ponto de amolecimento mais alto permite que o material não amoleça em dias quentes, porém exigirá uma temperatura mais alta para aplicação, aumentando o risco de explosões.

  

  



PROJETOS DE CBUQ

Realiza o acompanhamento na execução de pavimento em Concretos Betuminosos Usinado a Quente (CBUQ), conforme projeto, realizando ensaios laboratoriais para verificação e aprovação das etapas, bem como aceitação do materiais empregados na obra.

Conheça nossas outras áreas de atuação

CONSULTORIA AMBIENTAL

  

CORTES E FUROS

  

ENSAIO EM CIMENTO

  

ENSAIOS EM AGREGADOS

  

LAUDOS E PERICIAS

  

ENSAIOS EM CONCRETOS

  

ENSAIOS EM OUTROS MATERIAIS

  

ENSAIOS EM SOLOS

  

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM CONCRETO