Serviços
ENSAIOS EM AGREGADOS
Amostragem de agregados (NBR NM 26)
Realiza-se a coleta de amostragens de agregados, desde a sua extração e redução até o armazenamento e transporte das amostras representativas de agregados para concreto, destinadas a ensaios de laboratório.
Análise granulométrica (NBR NM 248)
Determina as dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência, permitindo representar a distribuição granulométrica em curva. Esta propriedade tem grande influência nas argamassas e concretos.
Argila em torrões e materiais friáveis (NBR 7218)
Permite avaliar a qualidade de um agregado, com relação a contaminação com grãos poucos resistentes, que trarão prejuízo à resistência do concreto e também a sua aparência. Os torrões são detectados pela diferença de coloração, e são facilmente esmagados pela pressão do dedo.
Determinação do material fino que passa através da peneira 75 um, por lavagem (Materiais pulverulentos) (NBR NM 46)
O método permite determinar, por lavagem, a quantidade de material mais fino que a abertura da malha da peneira de 0,075 mm presente nos agregados graúdos ou miúdos. O excesso deste material prejudica a aderência entre a pasta de cimento e a argamassa, aumenta o consumo de água devido à alta superfície específica, acarretando retração e diminuição da resistência de concretos e argamassa.
Impurezas orgânicas (NBR NM 49)
Este método realiza a determinação colorimétrica de impurezas orgânicas em agregado miúdo destinado ao preparo do concreto, uma vez que tais impurezas, exercem uma ação prejudicial sobre a pega e o endurecimento das argamassas e concretos, ao neutralizar a ação da água, criando uma película sobre os grãos do agregado, diminuindo a aderência com a pasta do cimento, e consequentemente reduzindo a resistência do material.
Massa unitária e do volume de vazios (NBR NM 45)
Permite determinar a relação entre a massa e o volume de um agregado sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos. Este ensaio é utilizado para auxiliar a transformação de massa em volume e vice versa, para dosagem de concreto, bem como, para controle de recebimento e estocagem de agregados em volume.
Inchamento de agregado miúdo (NBR 6467)
A determinação do inchamento é de suma importância para a medição dos traços de concreto em volume e para a determinação do volume das padiolas de medição de areia.
Umidade superficial em agregado miúdo (NBR 9775)
Umidade é a água aderente na superfície dos grãos do agregado. Esta água deve ser medida para corrigir a quantidade de areia no traço e descontar da água de amassamento assim confirma a relação água/cimento com exatidão do concreto ou argamassa.
Massa específica e absorção de água em agregado graúdo (NM 53)
Permite determinar a absorção e a massa específica nas condições seca e saturada superfície seca de agregado graúdo natural ou artificial, visando sua aplicação nos estudos de dosagem e produção de concreto.
Absorção d’água em agregado miúdo (NBR 9937)
Determina o aumento de massa do agregado devido ao preenchimento de seus poros permeáveis por água, expressa em porcentagem de sua massa seca. Esta propriedade é importante na dosagem do concreto.
Índice de forma de agregado graúdo (NBR 7809)
Permite avaliar a qualidade de um agregado graúdo em relação à forma dos grãos, o índice se baseia na medida da relação entre o comprimento e a espessura dos grãos do agregado.